Transgênero
Trabalhamos com terapia hormonal para pessoas trans, com hormônios masculinos ou femininos, para alterar as características do corpo. O objetivo da terapia hormonal é tornar a pessoa transgênero ficar mais à vontade consigo mesmo, de maneira física e psicológica.
Não há realização de procedimentos estéticos. Para tal, é necessário já estar em processo de hormonização após um determinado período e o paciente deve ser referenciado a médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos especializados.
Não há realização de procedimentos cirúrgicos. Para tal, é necessário já estar em processo de hormonização após um determinado período e o paciente deve ser referenciado a médicos cirurgiões plásticos, mastologistas, ginecologistas e urologistas especializados. É preciso ser maior de 18 anos para realizar procedimentos cirúrgicos.
A partir dos 16 anos, desde que em acompanhamento com endocrino pediatra especializado, em acompanhamento psicológico e com consentimento dos pais. A Dra não realiza acompanhamento para menores de idade e indica outros profissionais.
Somente pacientes acima de 18 anos.
Sim, o acompanhamento psicológico é essencial devido às mudanças físicas, emocionais e sociais envolvidas no processo. Orientamos iniciar tal acompanhamento previamente ao início da hormonização.
Sim, o acompanhamento é multidisciplinar e deve haver contato entre os profissionais envolvidos no cuidado do paciente. Os profissionais envolvidos variam conforme as individualidades de cada paciente.
Profissionais que podem estar envolvidos no cuidado: psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, enfermeiro, assistente social, nutricionista, ginecologista, urologista, mastologista, cirurgião plástico, dermatologista
Na primeira consulta, o paciente é questionado quanto às suas condições de saúde e histórico familiar, são solicitados exames de sangue e de imagem em alguns casos, para avaliar a possibilidade de prosseguir o tratamento hormonal.
Em geral, as consultas ocorrem a cada 3 meses, no entanto pode variar conforme a avaliação individualizada de cada paciente.
- Trazer seu histórico de saúde
- Trazer o histórico de saúde da família
- Trazer o nome e doses das medicações de uso contínuo
- Trazer exames que já tenha realizado anteriormente
- O paciente pode vir acompanhado se desejar